Instituto dos 
Frades de Emaús

Instituto dos 
Frades de Emaús

Contemplação & Missão - Carisma Emautano

  Há uma profunda identificação do carisma do Instituto dos Frades de Emaús com a passagem bíblica da aparição de Cristo Ressuscitado aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), identificação que inspirou o próprio nome do Instituto. 

  De acordo com o texto bíblico, dois discípulos de Jesus, saindo de Jerusalém, se dirigem ao povoado de Emaús desesperançados com sua morte. O Senhor aparece a eles, acompanhando-os no caminho ão sendo por eles reconhecido, e diante de sua desolação explica a eles tudo o que nas Escrituras, a partir de Moisés e os profetas, se refere à necessidade de seu sofrimento para que Ele entrasse em sua glória (cf. Lc 24, 26s)

  Convidado a ficar com eles na aldeia, o Senhor acompanha-os, põe-se à mesa com eles, toma o pão, pronuncia a bênção, parte-o e lhes dá. Nesse instante, seus olhos se abrem, eles O reconhecem e Ele se torna invisível. Lembram-se então que seus corações ardiam enquanto o Senhor estava com eles pelo caminho e lhes explicava as Escrituras. Nesse momento, eles partem de volta a Jerusalém para anunciar aos irmãos o acontecido, ouvindo destes que Cristo ressuscitou e apareceu a Simão; e contam também a eles sua experiência com o Senhor no caminho.

  Do mesmo modo como os dois discípulos contemplaram a face do Senhor no partir do pão e foram anunciá-Lo aos irmãos, os frades de Emaús têm o carisma de contemplá-Lo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que os leva a anunciá-Lo aos homens sedentos de Deus, levando deste modo Sua presença neste anúncio, para que, diante Dele os corações também possam arder como uma chama que neles é acesa, a chama da esperança, do sentido da vida, levando-os, por sua vez, a reconhecer todo o seu senhorio, sua Sublime Divindade na Mesa Eucarística. 

  Como Frades, queremos levar vida comunitária, conventual e nunca solitária; juntos, numa vida de oração, contemplação e trabalho, nos enriquecer da experiência do Senhor Ressuscitado, para depois e, somente a partir daí, sair para a missão.

  Os Frades de Emaús tenham vida comum e se disponham a observar esta Regra e o Santo Evangelho e por isso levem uma vida de intenso amor mútuo em obediência a Jesus Cristo, que nos mandou amar como Ele nos amou.

Contate-nos: +55 21 2763-7596 (Convento da Santíssima Trindade)

Entre em contato conosco!

Tenha também o seu site. É grátis!