Menu


Instituto dos
Frades de Emaús

Instituto dos
Frades de Emaús

Paróquia São Sebastião, Ilha Grande

 "Faze Senhor do nosso Instituto lugar de encontro Contigo                         e ponto  de partida para a missão"

Visita nas comunidades do Sagrado Coração de Jesus - Parnaioca e 
Santa Cruz - Aventureiro, Ilha Grande

Parnaioca

 Segunda-feira dia, 09 de maio de 2018. 

 Frei Luiz Carlos Rodrigues, IFE,  Frei Daniel do Sagrado Coração, IFE e Neuseli Cardoso, embarcaram numa preciosa missão de visitar, como de costume, as comunidades: Sagrado Coração e Santa Cruz, ambas localizadas na Ilha Grande. 

 Após saíres de Angra dos Reis percorrendo 2h de barco, eles fizeram a primeira parada na praia da Parnaioca (Início da trilha para a praia do Aventureiro quando o mar está agitado ou na falta de barco para o mesmo destino). Entraram em um barco menor onde prosseguiram por mais 1h até a Parnaioca. A travessia neste local é feita pelo mar aberto, podendo enfrentar grandes ondas. Neste dia, afirma Frei Daniel o mar estava muito calmo, podendo fazer uma boa travessia. 

Chegando na Parnaioca, eles puderam contemplar a linda paisagem presente no local (como podemos ver na foto ao lado). 

 Na Terça-Feira, 10 de abril, Frei Luiz presidiu a Santa Missa com a comunidade presente. Nesta vila há uma pequena quantidade de moradores fixos, apenas 4 famílias, onde recebem turistas, abrigando aqueles que desejarem ficar no Camping

  Após celebrarem na Parnaioca, Frei Luiz, Frei Daniel e Neuseli, prosseguiram de barco para a comunidade Santa Cruz - Praia do Aventureiro, onde celebraram a Santa Missa com a comunidade a noite.    

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangélio" Marcos 16; 15

A missão na Ilha Grande é exigente e nos chama a uma conduta missionária, nos desapegando do social rotineiro da Cidade, convidando-nos a uma tranquilidade, paz e aventura. O Instituto dos Frades de Emaús se faz presente a mais de 7 anos na Ilha Grande, tendo como administrador Frei Luiz e os frades que o acompanham. 

 Escuna, traineira, barco, flex, taxi boat, etc... é único modo de se locomover pelos mares da Ilha Grande. 

 Os Frades visitam todas as comunidades em torno da Ilha. Algumas entre elas tem fácil acesso, outras nem tanto, tendo que percorrer trilhas extensas e perigosas. Veja a baixo uma das trilhas percorrida pelos Frades para chegar a comunidade Santa Cruz na praia do Aventureiro.  

          Tilha para o Aventureiro

 No dia 08 de maio de 2017, frei Luiz acompanhado de Frei Lucas, frei Daniel e Neuseli Cardoso, pegaram trilha como de costume para o aventureiro. Eles pegam um barco do centro Angra para o Provetá, onde o mesmo faz a travessia em duas horas. A imagem ao lado retrata o início da trilha em Provetá. A partir daí eles caminharão em trilha por mais duas horas. "É uma trilha bem cansativa, onde fazemos uma grande aventura podendo desta forma contemplar as maravilhas que Deus fez para nós" diz frei Daniel. Esta visita é realizada todo mês para poder celebrar junto a comunidade a Santa Missa.  

 "Iniciamos nossa caminhada no Provetá por volta dás 16h, onde podemos contar ainda com a luz do sol. Ao longo do percurso vamos acompanhando o pôr do sol e a escuridão começando a tomar conta da trilha. Precisamos usar lanternas para nos guiar." Segue as fotos abaixo 

 "Por volta dás 18h, chegamos ao Aventureiro. Nos arrumamos, preparamos o jantar e descansamos. Na terça-feira dia 09, após a oração e o café da manhã fomos aproveitar das maravilhas existentes neste lugar."  


"No final da tarde nos preparamos para celebrarmos a Santa Missa. A Missa inicia às 19h na comunidade de Santa Cruz."
Tenha você também a sua rádio