Menu


Instituto dos
Frades de Emaús

Instituto dos
Frades de Emaús

O Frei Luiz Carlos Rodrigues assumiu a Paróquia de São Sebastião, localizada Ilha Grande, no dia 19 fevereiro de 2011. Desde então, realiza um trabalho missionário visitando e animando as 12 comunidades em torno da mesma Ilha: São Sebastião (Vila Abrão); São Cosme e São Damião (Saco do Céu); Divino Espírito Santo (Praia do Bananal); Sant’Ana (Praia do Matariz); São Pedro (Praia da Longa); Nossa Senhora da Lapa (Praia Grande Araçatiba); Santa Cruz (Praia do Aventureiro); Sagrado Coração de Jesus (Praia da Parnaioca); Igreja Nossa Senhora Mãe dos homens (Vila Dois Rios); Sant’Ana (Praia Lopes Mendes); São Benedito (Praia das Palmas).

No dia 22 de maio do ano de 2016, Frei Luiz assumiu também a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Conceição de Jacareí. Esta paróquia possui cinco comunidades: Nossa Senhora da Conceição; São Francisco de Assis (Canta Galo); Santo Antônio (Porto Galo); São Brás (Ingaíba); São Sebastião (Garatucaia).

Em sua fala como novo pároco de Conceição de Jacareí, Frei Luiz, disse que vai fazer um trabalho que buscará conciliar a missão entre as duas paróquias e que isso só será possível por ele contar com o apoio de seus confrades, já que o mesmo é superior e formador do Instituto dos Frades de Emaús. Com isso, a equipe que o auxiliará será composta por mais três frades: Frei Ronny de Jesus (diácono transitório), Frei Lucas de Soares e Frei Felipe de Assis das Graças Cruz (ambos noviços). Explicou que acontecerá um revezamento entre os frades para que não seja negligenciada nenhuma das atividades que já são realizadas em ambas as paróquias.

A missão é exigente – reconhece o Frei Luiz, mas disse em sua apresentação que vem com o coração aberto para poder contribuir da melhor forma possível com as comunidades que compõe a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Acredita e também espera o mesmo de seus paroquianos para que juntos possam servir melhor o Reino de Deus. Ainda na sua apresentação apontou o quão difícil é substituir um padre querido e que fez um bom trabalho fazendo assim referência ao padre Camilo, este que é redentorista e retornou dias antes à sua congregação para ajudar nas atividades do Santuário em Aparecida do Norte, depois de sete anos à frente da paróquia de Conceição de Jacareí. Por fim, reforçou o compromisso de dedicação aos seus paroquianos lembrando o exemplo deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Veio não para ser servido, mas para servir.” (cf. Mt 20,28).

Palavra e Vida

   "A Palavra de Deus é o testemunho mais claro do amor que o Senhor tem por nós"     (Palavra e Vida 2016)
Todos os anos, o nosso Instituto, envia cerca de 1000 livros Palavra e Vida para a Diocese de Santarém, no Pará. Esta é uma das formas da nossa Evangelização, pois a realidade deste local é muito precária, tendo missa uma vez por ano na maioria das comunidades ribeirinhas. Com esses livro nas mãos, catequistas, ministros extraordinários e as pessoas das comunidades podem celebrar a Palavra de Deus nos domingos e festas. O livro Palavra e Vida contém o Evangelho para cada dia do ano com um pequeno comentário que ajudar na compreensão do texto sagrado. Trás ainda orações do Cristão, respostas da Missa, etc. Cada ano temos um livrinho novo e com cores diferentes, prático e simples de manusear, facilitando assim o uso diário nestas comunidades que tem como este livro o único meio da liturgia diária. 
O livro é enviado no final do ano e tem como destinatário à Congregação das Irmãs de São José, elas que são encarregadas de fazer a distribuição para as pessoas destas comunidades.

Vídeo Palavra e Vida - Missão Pará

   Ajude-nos nesta missão e seja um Instrumento de Evangelização! Para mais informações entre em contato conosco.
Tenha você também a sua rádio