Menu


Instituto dos
Frades de Emaús

Instituto dos
Frades de Emaús

                     Fotos

Jovem, Cristo te Chama !

Disse Jesus: Se queres ser
perfeito... vá, vende tudo que tens
e me segue!
( cf. Mt 19,21 ).

Jovem! Jesus te chama a segui-lo
em uma vida de doação e serviço.
Venha e compartilhe conosco a
alegria de sua juventude, vivendo
em comunidade e sendo um frade
de Emaús

--------------------------------------------------------------------

Entre em contato conosco através do e-mail: 

ronnydejesusv@gmail.com

Os e-mails vocacionais deverão ser encaminhados unicamente para o e-mail do Frei Ronny. Os mesmos serão respondido o mais rápido possível.

Vocação: chamado de amor.

 Antes de falarmos das vocações é importante notarmos que todas as vocações partem do amor e do chamado de Deus. Nós apenas respondemos com um coração cheio de amor e humildade a esse convite que Deus nos faz por primeiro. Ao longo da nossa existência, há três etapas, ou estágios da vocação.

 O primeiro estágio vocacional, a primeira vocação, dada por Deus é a vocação a vida. É pura graça divina, sem a nossa colaboração. Como vem escrito no livro do profeta Jeremias: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. (Jr 1,5) Este chamado a vida, nossos pais receberam como missão de Deus: serem colaboradores de uma nova vida, mesmo que não se deem conta disso. Essa confiança que Deus depositou aos nossos pais proporcionou a geração de nossa vida. Nascemos de pessoas que responderam a um apelo divino e nos transmitiram tudo que temos.

 O segundo chamado que Deus nos faz é a santidade. Este chamado é universal, ou seja, se destina a todos os batizados. No nosso batismo morremos com Cristo e renascemos com Ele em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo para uma vida nova. Somos, com o batismo, co-herdeiros do Reino, por causa de Jesus Cristo. Quando recebemos essa promessa de sermos chamados filhos de Deus, recebemos também a missão de vivermos como o Filho de Deus viveu. Devemos sempre buscar a santidade: “Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo.” (Lv 11,44). Nisto consiste a santidade: sermos como Cristo; termos um coração que se configure com o coração de nosso Senhor.

 O terceiro estágio vocacional são as vocações específicas. Após o nosso nascimento e nosso batismo, Deus nos faz outro convite: servimos a Ele em um modo de vida que só Ele conhece e nos transmite. São variadas as vocações, como são variados os dons e carismas de Deus. A seguir veremos algumas vocações:

 Existem pessoas que buscam se santificar no matrimônio. Isto é, através do amor entre um homem e uma mulher buscam a santidade ao assumirem para si o compromisso de formar uma nova família.

 Outras pessoas escolhem a vida religiosa. São homens e mulheres que buscam viver a radicalidade do Batismo e vivem os  votos de pobreza, castidade e obediência. Vivem em grandes ou pequenas comunidades, conventos ou casas religiosas.

 Há homens que buscam a santidade através do sacramento da Ordem: são homens que através de um chamado ingressam num seminário e depois de alguns anos de estudo e formação, são ordenados ao serviço da Santa Igreja e do povo de Deus. O primeiro grau da ordem é o diaconado (diácono), seguido pelo presbiterado (padres) e do episcopado (bispos). 

 Mas também há pessoas, homens e mulheres, que se consagram sem entrarem em uma congregação, e buscam viverem as virtudes evangélicas numa profissão ou missão específica. São chamados de consagrados.

 Por isso, todas as vocações são importantes para a Igreja e cada uma exerce a função de ajudar a construir e fundamentar o Corpo místico de Cristo com base na caridade, na fé e esperança. Todos os cristãos são chamados em primeiro lugar: a buscar a santidade e a viver nesta condição. E em segundo lugar: responder o chamado de Deus numa vocação específica.  Portanto, unamos a nossa oração e roguemos a Deus, autor e princípio de toda vocação, que envie a sua Igreja: santas e fiéis vocações. “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe”. (Mt 9,38). E também, peçamos pela perseverança de todos os vocacionados. “Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”              (Mt 22,14).

Tenha você também a sua rádio