Como marco dos 25 anos fundacional do Instituto dos Frades de Emaús, foi desenvolvido junto a empresa PEQUENA VIA o brasão do Instituto como marco comemorativo deste jubilei.

Veja abaixo o brasão e entenda seu significado.

~ Descrição Heráldica ~

Escudo terciado em mantel. O primeiro campo, de sépia, carrega um livro de argente encimado por um monograma das iniciais “A” e “M”, do mesmo;

O segundo, de goles, apresenta a figura de três corações entrelaçados e encimados por uma cruz. Tudo de argente.

O terceiro, de sinople, porta uma pala ondada de jalde. No contra-chefe duas mãos seguram pães, tudo ao natural.

Sobre o escudo, uma cruz romana de jalde. Sob todo o conjunto um listel de argente, forrado de sépia, portanto o título: “29-06-1996 – Instituto dos Frades de Emaús”; e o mote: “Fica conosco, Senhor”. Tudo de preto.

~Interpretação~

O brasão apresenta elementos próprios da espiritualidade do instituto dos frades de Emaús.

O primeiro campo traz uma bíblia que representa a pregação da Palavra e o anúncio missionário. Sobre ela um monograma que referencia a Virgem Maria e a devoção a Mãe de Deus. A cor marrom deste campo referencia o hábito marrom dos frades de Emaús. A cor branca utilizada nos elementos apresentam as virtudes da fé, pureza e da integridade, próprias da vocação religiosa.

O segundo campo apresenta a união de três corações que simbolizam a unidade e a vivência em comunidade. A cor vermelha deste campo remete as virtudes da fortaleza, fidelidade, alegria e honra.

O terceiro campo, em verde, traz a passagem dos Discípulos de Emaús. Cristo os encontra pelo caminho e, ao partir do pão, revela-se o Ressuscitado.

O caminho representado neste campo conduz até um elemento de destaque no escudo: o sol radiante. Este, tradicionalmente, se atribui a Cristo Ressuscitado.

A cor verde deste campo remete as virtudes da esperança, constância, intrepidez, silêncio, abundância e amizade e o dourado à caridade e a divindade.

Sobre o escudo, uma cruz que representa o seguimento a Cristo Crucificado. Sob todo o conjunto, um listel traz a identificação do instituto tal como o mote do mesmo: “Fica conosco, Senhor”, proveniente da Passagem dos Discípulos de Emaús.