PREPARAÇÃO PARA O ANO JUBILAR

“O próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lucas 24,15)

Neste ano, o Instituto dos Frades de Emaús celebrará o Jubileu de 25 anos de Fundação, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho). E quantos passos foram dados!

  Em uma Caminhada de Vida e mesmo quase 25 anos depois, Jesus continua atendendo ao apelo de “permanecer conosco” (Lc 24,9).

  Do mesmo modo como os dois discípulos contemplaram a face do Senhor no partir do pão e foram anunciá-Lo aos irmãos, os Frades de Emaús têm o carisma de contemplá-Lo no Santíssimo 

Sacramento da Eucaristia, que os leva a anunciá-Lo aos homens sedentos de Deus, levando deste modo Sua presença neste anúncio, para que, diante Dele os corações também possam arder como uma chama que neles é acesa, a chama da esperança, do sentido da vida, levando-os, por sua vez, a reconhecer todo o seu Senhorio, sua Sublime Divindade na Mesa Eucarística. 

  Atualmente os Frades de Emaús situam-se em quatro conventos, no Estado do Rio de Janeiro.

– O Convento Santíssima Trindade, em Nova Iguaçu (Diocese de Nova Iguaçu), pelo qual administra as Paróquias de São Sebastião – Austin e Menino Jesus de Praga – Cacuia;

– O Convento da Transfiguração do Senhor, casa de contemplação, em Piraí (Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda), no qual dispõe de uma Casa para a realização de Retiros;

– O Convento da Visitação de Nossa Senhora, em Angra dos Reis (Diocese de Itaguaí), pelo qual administra a Paróquia São Sebastião – Ilha Grande;

– O Convento do Sagrado Coração de Jesus, em Mangaratiba (Diocese de Itaguaí), pelo qual administra a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição de Jacareí.

  O Ano Jubilar evoca as bênçãos do Bom Deus e para Ele procedem Honra, Glória e Louvor, cantando, a exemplo da Santíssima Virgem da Visitação, o mesmo canto que ela entoou pelas Divinas Maravilhas operadas em seu favor e de todos os que o temem (Lc 1,50).

  Como outrora os primeiros Cristãos, num “só coração e uma só alma” (At 4,32), unidos aos Pais Fundadores, Frei José Anchieta e Frei Luiz Carlos, todos os Membros da Família Emautana são chamados a Celebrar tamanha dádiva.

  Junte-se a nós! Você também é chamado a ser um “Companheiro no Caminho Jubilar”!

  Acompanhe aos Frades de Emaús através de nosso site, seja um Promotor Vocacional divulgando o nosso Instituto e seja um Benfeitor em nossa Missão Evangelizadora e na Formação dos novos Frades e Padres!

  Unidos em Jesus Eucarístico, centro de nosso Carisma Emautano, que caminha conosco, busquemos toda a graça para bem viver este ano que “o Senhor fez para nós” (Sl 117,24).

Assim seja! Amém!


Nesta página você confere os projetos desenvolvidos neste ano jubilar em prol dos 25 anos.