II CrônicasSelecionar outro livro


Capítulo 4 de 36

1Construiu também um altar de bronze de vinte côvados de comprimento, vinte de largura e dez de altura.

2Fabricou o “mar” de metal fundido, o qual tinha uma largura de dez côvados de uma borda a outra. Tinha a forma circular e sua altura era de cinco côvados; sua circunferência era medida por um cordão de trinta côvados.

3Figuras de bois circundavam-no todo, ao redor, debaixo do rebordo, dez para cada côvado, em duas fileiras, fundidas numa só peça com ele.

4Era sustentado por doze bois, dos quais três olhavam para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o oriente. O “mar” descansava sobre suas partes traseiras que estavam voltadas para dentro.

5Sua espessura era de um palmo; e a borda, como a de um copo, tinha a forma de uma flor de loto. Sua capacidade era de três mil batos.

6Salomão fez também dez bacias, das quais cinco foram colocadas à direita e cinco à esquerda, para nelas fazer as abluções. Aí era lavado tudo o que se utilizava para os holocaustos; ao passo que o “mar” servia para as abluções dos sa­cerdotes.

7Fez dez candelabros de ouro, de acordo com o modelo prescrito e colocou-os no templo, cinco à direita e cinco à esquerda.

8Fez dez mesas e colocou-as no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; e cem vasos de ouro.

9Fez o átrio dos sacerdotes e o grande pátio com portas recobertas de bronze.

10Colocou o “mar” voltado para a direita, a sudeste.

11Hiram fabricou as caldeiras, as pás e as bacias, terminando dessa maneira todos os trabalhos que tinha de fazer para o rei Salomão, no Templo de Deus,

12a saber: duas colunas com os capitéis e as arquitraves que lhes estavam sobrepostas, duas redes que cobriam os capitéis com as arquitraves que estavam sobrepostas às colunas,

13quatrocentas romãs das quais duas fileiras ornavam as grades que cobriam os capitéis com as arquitraves que estavam sobre as colunas.

14Fez os pedestais e as bacias que eles suportam,

15o “mar” e os doze bois que o sustentam,

16as caldeiras, as pás e os garfos. Todos os acessórios que Hiram-Abi fez para o Templo do Senhor eram de bronze polido.

17O rei mandou-os fundir na planície do Jordão, numa terra argilosa entre Sucot e Saredata.

18Todos os objetos foram fabricados em tal quantidade que não se podia avaliar o peso do bronze.

19Eis os objetos que Salomão mandou fossem ainda feitos para o templo: altar de ouro, as mesas nas quais se colocavam os pães da proposição,

20os candelabros com suas lâmpadas de ouro prescritos pela lei para o santuário, as flores,

21as lâmpadas e as tenazes feitas de ouro fino,

22as facas, os vasos, as colheres e os cinzeiros de ouro fino, a porta de ouro da sala, as portas internas do Santo dos Santos e as portas de entrada do templo que eram de ouro.