LevíticoSelecionar outro livro


Capítulo 21 de 27

1O Senhor disse a Moisés: “Dize aos sacerdotes, filhos de Aarão, o seguinte: Ninguém será considerado como impuro no meio de seu povo por causa de um morto,

2exceto quando se trate de seu paren­te próximo, mãe, pai, filho, filha, irmão,

3irmã virgem que não se casou e vive junto dele. Por ela poderá contaminar-se.

4Ele, sendo chefe no meio de seu povo, não se tornará impuro, para não se profanar.

5Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne.

6Serão santos para o seu Deus e não profanarão o seu nome, porque oferecem ao Senhor os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus. Serão santos.

7Não desposarão uma mulher prostituída ou desonrada, nem uma mulher repudiada pelo marido, porque são santos para o seu Deus.

8Terás, pois, o sacerdote por santo, porque ele oferece o pão de teu Deus. Ele será santo para ti, porque eu, o Senhor que vos santifico, sou santo.

9Se a filha de um sacerdote se desonrar pela prostituição, desonrará seu pai e será queimada no fogo.

10O sumo sacerdote, superior a seus irmãos, sobre cuja cabeça se derramou o óleo da unção, e que foi estabelecido para revestir as vestes sagradas, não descobrirá a sua cabeça, e não rasgará as suas vestes.

11Não se aproximará de morto algum; e não se contaminará por seu pai, nem por sua mãe.

12Não sairá do santuário de seu Deus, e não o profanará, porque o óleo da unção de seu Deus está sobre ele como um diadema. Eu sou o Senhor.

13Tomará por mulher uma virgem.

14Não desposará nem viúva, nem mulher repudiada, nem mulher prostituída ou desonrada, mas desposará uma virgem do meio de seu povo.

15Não desonrará sua linha­gem no meio de seu povo, porque sou eu, o Senhor, que o santifico”.

16O Senhor disse a Moisés:

17“Dize a Aarão o seguinte: Homem algum de tua linhagem, por todas as gerações, que tenha algum defeito físico, oferecerá o pão de seu Deus.

18Desse modo, serão excluídos todos aqueles que tiverem uma deformidade: cegos, coxos, mutilados, pessoas de membros desproporcionais,

19ou tenha uma fratura no pé ou na mão,

20corcundas ou anões, os que tiverem uma mancha no olho, ou a sarna, uma inflamação, ou os testículos esmagados.

21Homem algum da linhagem de Aarão, o sacer­dote, que for deformado, oferecerá os sacrifícios consumidos pelo fogo. Sendo vítima de uma deformidade, não poderá apresentar-se para ofere­cer o pão de seu Deus.

22Mas poderá comer o pão de seu Deus, provenien­te das ofertas santíssimas e das ofertas santas.

23Não se aproximará, porém, do véu nem do altar, porque é deformado. Não profanará meus santuários, porque eu sou o Senhor que os santifico”.

24Tais foram as palavras de Moisés a Aarão e a seus filhos, bem como a todos os israelitas.